Yone Di Alerigi recebeu convite para participar da Bienal Internacional de Arte Contemporânea de Florença de 2009 e foi agraciada com o troféu Lorenzo Il Magnifico, de melhor instalação da bienal.
A artista criou para a bienal a instalação Gota Sagrada que teve como finalidade inserir na forma plástica uma ação cognitiva de consciência ecológica sobre o imensurável valor hídrico do planeta. O visitante da bienal interagiu com a mostra da artista criada para despertar uma reflexão sobre a grande dádiva de pertencermos a uma era onde podemos desfrutar de água em forma abundante em nosso cotidiano e sobre a responsabilidade e o dever de passarmos para as gerações futura esse mesmo privilégio.
Na instalação, o visitante pode ter uma ideia de como seria se restasse apenas uma gota de cada um dos seis principais rios do planeta. Cerca de 2 mil pessoas interagiram com a obra.
Das 2.600 obras expostas na bienal, apenas cinco receberam o troféu Lorenzo Il Magnifico, cada uma sua respectiva categoria. A expectativa é que em 2015 este trabalho será exposto no Brasil. Os locais e datas ainda estão sendo definidos.


Túnel da instalação Gota Sagrada, onde o visitante
vislumbra o que a Terra poderá se tornar em 2150.


Yone di Alerigi recebendo troféu
Lorenzo Il Magnifico